Após acordo, trabalhadores da Celesc cessam a greve
-
Foto: Celesc / Divulgação -
Após três dias de paralisação, trabalhadores da Celesc aprovam acordo e retomam as atividades
A greve dos trabalhadores da Celesc, que durou três dias, chegou ao fim nesta quinta-feira (15), após a aprovação de uma proposta negociada entre a diretoria da companhia e os sindicatos da Intercel, que representam os funcionários. A votação ocorreu na manhã de hoje, com os empregados aceitando a proposta apresentada.
A paralisação, que teve início na segunda-feira (12), foi motivada por alterações propostas na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2024. Durante o período de greve, alguns serviços, especialmente os de atendimento ao público, foram afetados, embora os serviços de urgência e emergência tenham sido mantidos por trabalhadores que não aderiram à paralisação.
Os sindicatos criticaram as mudanças propostas pela Celesc, argumentando que as alterações na PLR beneficiariam apenas um pequeno grupo de funcionários, em detrimento da maioria. Com a proposta aprovada, a PLR manterá os mesmos moldes de 2023, com o valor máximo global alcançável de até R$ 56 milhões, preservando a estrutura de distribuição em três parcelas: Parcela Base, Parcela Adicional e Parcela Lucro.
Além de manter os indicadores, critérios de cálculo, percentuais de distribuição, e outros parâmetros, foi incluída uma cláusula específica para avaliar os efeitos do Projeto Conecte nos indicadores durante os meses de maio, junho e julho de 2024.
Em nota, a Celesc reafirmou seu compromisso com a valorização dos empregados e a sustentabilidade financeira da empresa. Com o fim da greve, as lojas de atendimento da Celesc já estão abertas e funcionando normalmente.
Deixe seu comentário